top of page

Fórum Reumatológico do Minho

O Fórum Reumatológico do Minho tem como propósito contribuir para a divulgação de informação útil e fidedigna sobre notícias e atividades formativas na área da reumatologia.

Fórum reumatológico do minho (2)_edited.

Sobre nós

A Reumatologia é a especialidade médica que tem por objetivo o tratamento médico e a prevenção de múltiplas patologias que envolvem o sistema músculo-esquelético. Engloba doenças sistémicas inflamatórias crónicas e diversas afeções articulares e músculo-esqueléticas de causa não traumática.

O Serviço de Reumatologia de Ponte de Lima foi criado em fevereiro de 1995 graças ao esforço e dedicação do Dr. Domingos Araújo e da Dra. Maria do Carmo Afonso. Em 1996 e 1998 juntaram-se ao Serviço outros dois reumatologistas (Dra. Lúcia Costa e Dr. Sérgio Alcino) que, em conjunto com os fundadores constituíram a espinha dorsal do serviço, e conduziram à sedimentação da especialidade no Distrito de Viana do castelo e expansão da sua área de influência para concelhos limítrofes.

O serviço é uma das referências nacionais em termos formativos, tendo já sido responsável pela formação completa de prestigiados especialistas em Reumatologia, alguns integrantes no atual quadro e outros que entretanto saíram para outros hospitais, onde iniciaram ou dinamizaram outros serviços de Reumatologia.

Com mais de 25 anos de existência, o Serviço de Reumatologia de Ponte de Lima, congratulam-se de contribuir para que mais doentes com doenças reumáticas possam ter um diagnóstico e tratamento adequado e atempado, mantendo a responsabilidade na formação médica pós-graduada e na investigação científica.

Os profissionais

A equipa que possibilita o funcionamento deste serviço é composta pela equipa Médica, equipa de Enfermagem, e Auxiliares de Acção Médica. Pelo carácter sistémico inerente a muitas das doenças reumáticas é fundamental a articulação dos profissionais deste serviço com profissionais especializados em outras áreas, como a Medicina Interna, a Ortopedia, Psiquiatria, Neurologia, Pneumologia e a Fisiatria.

O bom funcionamento do serviço depende também da colaboração recíproca com muito outros profissionais, nomeadamente do Serviço de Assistência Social, Secretariado, entre outros.

bottom of page